segunda-feira, 8 de abril de 2013

Março: tudo mudou, Infertilidade.

Chegando ao especialista, que aguardei dois meses, mostrei todos os exames
Mostrei também as planilhas de temperatura basal, o US, o espermograma do marido e a Histerossalpingografia.

Na minha cabeça, eu poderia ter algum problema com a qualidade dos óvulos, e talvez a saída fosse utilizar indutor.

O medico foi bem atencioso e viu tudo. olhou os gráficos  falou da minha condição hormonal, da minha boa reserva, enfim, só elogios. mas então?? o que ha de errado???
Bem, os relatos a seguir, foram feitos no dia da consulta e dois dias apos, escrevi a um grupo de amigas, e ele explica bem o que tinha ocorrido ate então e como eu estava, segue (a primeira parte do dia da consulta, e a segunda parte dois dias apos - 6 de marco e 8 de marco)

6/3/13

Resultado da consulta de hj: FIV.

Seguinte vou relatar aqui o que ocorreu.

Cheguei no médico, com uma pilha de exames, vcs nao tem ideia de quanta coisa eu consegui juntar.
Entrei, ele foi super receptivo, meu Marido foi junto, no final fiz questão dele entrar comigo. Ele sempre entra, mas até uns dias atras eu nao sabia se queria q ele entrasse ou nao. Quando acordei hj, acordei com a certeza que ele TINHA que entrar comigo.
Vou tentar nao detalhar muito:
Entramos, o Dr, muito tranquilo (de boa ,achei ele ate meio emboiolado), Contei meu historico, que depois de um ano sem protecao engravidei, e que foi ectopica.
Ele foi perguntando todos os detalhes, e vendo TODOS os exames.
Viu entao meus gráficos. Checou com minhas US, com meus hormonios, e falou: Quero ver seu raixo x da histero...
Ele revirou o raio x, pegou o laudo, e voltava p raio X. Na hora ja percebi q ali estava a questao.
Entao, ele virou para nós pegou papel e caneta e desenhou utero, ovarios, e começou,
- Seguinte, 50% de chance da infertilidade é masculina, e os outros 50% é feminina.
Com os resultados do seu marido, ele é hiperfertil. Logo, acompanhe o raciocinio comigo, temos alguma questao aqui, em vc, Menina, vc tem um ciclo perfeito. Sua ovulacao , com certeza é otima, tem bons resultados no US, 14 foliculos sem indutor, e esses seus graficos sao dignos de uma publicacao, vc está ovulando com toda certeza. A relacao hormonal sua é otima, nao precisava nem tomar dostinex, comparando teus controles de 2010, esta tudo ótima, tem indicios de uma boa reserva ovariana... entao vamos para o que me chamou a atencao e me deixou preocupado de verdade.
- veja, vc demorou ate conseguir a gestacao, mas conseguiu, porem ela foi ectopica. Pelo seu US da ectopica, vc ovulou do OVARIO ESQUERDO, e a sua ectópica foi na TROMPA DIREITA... Vc ja nao se perguntou como isso era possivel? (ÉÉÉ CLARO Q EU JA ME PERGUNTEI MIL VEZES. Se é mais perto a esquerda pegar, pq foi a direita q pegou?)
- Outra coisa, na sua biopsia da trompa direita, tá escrito aqui: material com 4 cm, entao vc tem essa trompa inoperante (ISSO EU JA IMAGINAVA MESMO).
- Seguinte, olhem aqui comigo o raio X. Essa trompa direita nao tem o extravasamento que deveria ter, ela foi operada, ela NAO funciona.
- Agora olhem aqui a esquerda, ela passa sim, mas olha a direcao do contraste. Todo para cima. ele nao desceu p cavidade. e o ovário é para baixo. 

Fez todo sentido, na hora vi o que era obvio de mais.... entao ele falou: eu imagino que vcs ja tinham percebido isso, mas acreditaram no laudo. Eu discordo totalmente desse laudo, ele está errado. Vc nao pode mais contar com a trompa direita, e a esquerda é do tipo chaminé (vou googlar isso ainda) ela esta presa e voltada para cima.

Pois é... por isso que a ectópica foi na direita mesmo sendo ovulo da esquerda, sinplesmente pq a trompa esquerda é voltada para cima e com possivel aderencia.

Falou que arrisca em afirmar, que eu tive sim uma DIP, talvez clamídia, e que isso danificou as duas trompas. danificou mais a esquerda, e tbm a direita. 
Só engravidei mesmo, pq os ovulos sao bons e os espermatozoides do marido tbm, pq a chance era absurdamente pequena. 
E, essa pequena chance em trompas danificadas gera ectopica, ou seja: quase impossivel eu ter uma gestacao, e se tiver a maior chance é de ser outra ectopica.
Completou ainda que ate poderia fazeer uma videolap, mas que 

Meu mundo caiu, só que nao. Pq nao tinha logica nao ter conseguido ainda. Sao sete ciclos redondinhos, exames redondinhos... a questao era mesmo "fisica, estrutural" e nao meramente biológica. Simples e duro assim.
Digo, só que nao, pq de certa forma me senti aliviada em saber o que esta acontecendo, 

Ele foi direto, falou que a indicacao é FIV. Mas complementou:
- A natureza q Deus, nao tem limites, Vamos fazer o seguinte, nos proximos tres, quatro meses, voce vaie esquecer TB, vai esquecer exames, e vai namorar muito, talvez viajar. Mas vc nao vai deixar de anotar dia de sua menstruacao. Se ela atrasar um dia, vc me liga e vamos fazer us cedo, beta qualitativo. Depois desse prazo, vc volta aqui, se vc quiser, e podemos iniciar um protocolo de FIV.

Depois disso, falei q era duro escutar, mas que de certa forma estava aliviada, Ele foi gente boa, falou que ficou impressionado como eu sabia o que ele estava falando, e como eu conhecia meu corpo. Tbm elogiou a maneira como eu estava encarando tudo, e me deu lenços de papel.

O Adriano entao falou, Ela ja sabia de tudo isso Dr. Ela ja estava pesquisando sobre FIV.
ele virou para mim e disse: - viu só amor, os gémeos que vc sempre quis, virao.

Desabei ne??.. nessa hora...

CHORANNNDOOO AGORA E ESCREVENDO....

Perguntei a ele se faria a FIV, ele falou que faz em conjunto com a clinica feliccita. (http://feliccita.com.br/feliccita/) que é uma das clinicas q tenho em meus favoritos desde julho do ano passado.

SAÍ DO CONSULTORIO, PAREI NAS SECRETÁRIAS E MARQUEI O RETORNO PARA JUNHO.

Depois disso, entrei no carro e conversei muito com o Adriano, vamos pensar como faremos. Tbm optamos por falar so para minha mae e meu pai. Para os outros familiares contaremos que eu tenho que fazer mais exames pq o medico acha q tenho chances de nova ectopica e eu nao quero fazer a videolaparo agora, e que voltamos para o anticoncepcional.
Aliás, estamos seriamente pensando em tres coisas:
1- nos proteger nas relacoes;
2- procurar mais um opiniao e
3- começar a juntar dinheiro.

Se tudo for contra a maré e Deus dar um milagre a nos, Doamos um tanto do dinheiro.

TO TRISTE. Mas aliviada.!" 



08/03/13

"Em meio do silencio, vim dar um olá e explicar o meio sumiço.  ja adianto: é um texto grande. 
Fim de um ciclo se aproximando, e pensar que ate uns dias atras, eu estava crente que o ciclo de 
março (que se inicia na quarta feira) traria meu BB... Era o ciclo que eu apostaria todas as minhas fichas, masss diante do balde de agua fria do médico, nao será. Mesmo pq optamos por nos cuidar. Evitar outra Gestaçao ectópica, ate de fato soubermos o que esta ocorrendo. Precisamos certezas antes de prosseguir.Uma coisa é clara, o Medico nos abriu os olhos para a existência de uma problema. Porém, ele não apontou a certeza deste (qual problema de fato?).
Olha, claro q nao é fácil admitir que posso ser "estéril", mas o fato de eu ainda estar em duvida nao quer dizer que estou com dificuldades para encarar isso. se me derem essa certeza, vou correr atras para solucionar isso, com mais forças ainda.
Explicando melhor: Ele nao fechou um diagnóstico, e sim apontou uma solucao: FIV. Mas é bem óbvio que para qqr uma de nos FIV é soluçao, afinal é 55% de chance de dar certo, muito maior que qqr outro tipo de método.
Quando ele afirmou que podemos ir tentando, pq a natureza poderá fazer a parte dela, eu vejo uma possibilidade além da FIV. Mas nao me iludo a ponto de crer nela e assim treinar infinitamente: muito pelo contrário.Esse mesmo Dr falou para ir treinando, e logo em seguida, falou q as chances de uma ectopica sao enormes... No mínimo estranho certo??? Se fosse uma certeza ele falaria francamente: nao treine mais, faça FIV, vc terá outra ectópica. Outra coisa, ele falou em FIV só daqui 3 meses... pq????
Estão acompanhando meu raciocínio??
Entre tantas dúvidas, o possivel diagnostico dele: as trompas estao desobstruídas, mass com possivel aderencia que a deixou virada para cima. A trompa direita é mais curta, nao vai alcançar o óvulo. E eu me perguntei: mas se nao estao entupidas pq teria chance de ectópica??? Se tenho aderencia externa, concordo que dificulta, e muito, uma captaçao de óvulos. fica "contra-mão" e tem sentido pela demora em eu engravidar... mas ter ectópica por isso??? humm....
Fui a fundo em pesquisas essa semana, e sabe o que??? o medico tem razao ate certo ponto, mas de uma tanto para frente: nao.
Sim, tudo indica que tenho aderencia na trompa, a proposito, isso pode ter ocorrido depois da cirurgia. Cirurgias abdominais geram aderencias, cesareas geram aderencia, operar apendice, gera aderencia. Falei com uma menina q operou o apendice e por isso ficou com aderencias nas duas trompas... Tenho dores abdominais depois da cirurgia, tenho diarreia na ovulacao... (trompa aderida ao intestino provavelmente).
Mas voltando ao exame que o medico usou para tirar as conclusoes dele:
Quando o contraste passa, o tal cotte positivo na histerossalpingo, quer dizer que por dentro a tuba funciona. Eu nao tive nenhuma sinequia, nem um ponto sem preenchimento de contraste e nem dificuldade em extravasar o contraste para o abdomem, isso aparentemente quer dizer: por dentro da trompa OK.Outra coisa q descobri, é que a cada exame as trompas podem estar em posicoes diferentes. Nesse mesmo exame o ideal é que a cada raixo x, a trompa mova-se, (como um esguicho de agua forte, com pressao...) Isso, minha trompa esquerda, nas sequencias das fotos nao apresenta, a direita sim. Ela ate move-se na sua parte média, mas a pontinha dela, de fato esta voltada e colada para cima.
Sobre o comprimento das trompas, pesquisei, se ela tiver 2/3 de seu tamanho, ela é operante SIM, reversao de laqueadora prova isso. Se vcs olharem na foto q postei do raixo X, vcs conseguem ver que ela é bem mais curta??? Nao. Nao dá para notar q ela é mais curta... Entao: ela pode funcionar sim Sr.
Como vcs podem ver, ha muitas coisas possiveis e nao possiveis. Para ter certeza disso, só uma maneira: videolaparoscopia. É o unico exame no mundo que vai poder afirmar: as trompas sao ou nao aderidas, elas sao ou nao operantes, elas podem ou nao fazer acontecer uma gestaçao. Como o médico afirmou: a videolaparo fechará o diagnóstico.Porém ele falou: mas só serve para isso: fechar o diagnostico.
Mennntiraaaa! E aí vieram mais pesquisas, lembram da menina que falei acima q operou o apendice e teve aderencias tubárias??? Pois bem , ela fez a laparoscopia e retirou as aderencias. soltou as trompas, e engravidou dois ciclos depois.
Virei a net e fui a procura de meninas com casos parecidos, Muitas fizeram a laparo e deu certo, outras fizeram e nao deu, e no final FIV mesmo.
As que fizeram e nao deu resultado, (pq infelizmente vc pode tirar as aderencias e elas podem voltar em 4 ciclos, e tbm pq em casos de aderencias grandes nao há o que se fazer) fizeram a FIV e sao felizes. Porémmm elas me garantiram que fariam novamente a Laparo, pq na laparo se a trompa nao tiver conserto, eles tiram ela, e isso ajuda no sucesso da FIV. Simm meninas, uma trompa "doente" pode diminuir chances na FIV. Inclusive existem casos de FIV que resultaram em gestaçao ectópica. (ppte quem tem hidrossalpinge nas trompas - so detectavel pela laparo).
Entao olha só. pq eu nao faria a Laparoscopia??? pq o medico me falou que é so diagnostico??? 
Gente eu nao tenhoo medo de anestesias e de intervenções cirúrgicas, essa será a 8 cirurgia que faço. Ja tive fratura exposta, ja fiquei mais de uma ano em cadeira de rodas e muletas... ja tive uma gestacao ectópica, garanto a Vcs, de longee a videolaparoscopia será a mais fácil de todas.
Analisando friamente, eu vejo que ha medico que aposta da laparo, e outros que nao. Os que nao, como meu dr, devem colocar na balança o peso dessa intervençao, pois no final há grandes chances de tudo terminar em FIV e a FIV direto pula essa etapa desgastante.
Masss eu vou com a cara dos Drs que nao querem pular etapa. Quero ter certeza do meu diagnóstico.Preciso saber se as trompas realmente sao descartáveis.preciso ter certeza que só FIV em eu caso.
Entao, seguirei, a priori os seguintes passos.
Retornarei na minha antiga médica e contarei q o medico B nao concorda com ela.Procurarei uma terceira opiniao em um especialista renomado em Reproducao humana (talvez Dr, Karan)Irei em uma especialista em Videolaparoscopia Ginecológica, e farei esse exame para ter o diagnostico fechado.Se, durante a laparo, nao tiver chances das trompas serem "arrumadas" deixarei um termo para a retira destas.Apos o resultado da laparo seguirei, duas alternativas:- caso eles tirem as aderencias: tentar até agosto e se nao vier o positivo ir para a FIV em Agosto- casos eles tirem as trompas: Me programar para uma FIV tbm em agosto.
ou seja: ate agosto nenem na barriga, sem possibilidade alta de ectópica.
Gente, eu preciso ter certezas. Sou o tipo de pessoa que ficaria atormentada pelo resto da vida se fizesse uma fiv agora, imaginando que poderia ter arrumado minha trompa e ter ela para sempre funcionando... ter meu segundo filho naturalmente...
Ahh, e essa historia que nossas trompas sao bunitinhas, na posiçao x ou y, éééé tudo balela.. Vcs ja assistiram uma Videolaparoscopia??? No Youtube tem várias, inclusive tirando aderencias, endometriose, cistos hemorragicos...
As trompas, o utero e tudo o que temos dentro da gente, esta tudo "largado" dentro de um saco. hauhauahua..Mudei meus conceitos depois q vi a videolaparo, e por isso estou crendo que ainda tenho uma chance de reverter a situacao.
Parece uma balao rosa com dois bracinhos moles. hauahuahuahua.
Vejam: http://www.youtube.com/watch?v=qUV3QUuaXu0
ééé isso aí. Nas proximas semanas, pelo menos mais 3 médicos. Estou tranquila agora, tenho o apoio de meu marido e de meus pais (so eles q sabem). Vou encontrar minhs respostas e aí sim, ter vontade dobrada para seguir!!!
ps: vou ficar mais sumida mesmo, ate conseguir marcar tudo e fazer tudo... mas sempre q possivel darei um olá!!"







2 comentários:

Suzana disse...

Linda, nossa como os teus posts me auxiliam, fiquei preocupada até aqui, como assim, pode ter algo que nao está ok, tbm quero em agosto voltar a tentar sim, porque só quem passou por tudo isto sabe o quanto é importante voltar aos treinos né?

Vou continuar lendo,
beijos

MillSS$ disse...

Menina me conta! tu conseguiu engravidar?? Concordo com muita coisa que vc falou e meu caso muito se assemelha ao seu! Vou fazer a video tb antes de colocar em prática o plano FIV, até 37 anos tem que se esgotar todas as possibilidades para se recorrer a ela, devido ao alto custo financeiro, psicológico e sobrecarga hormonal que ela acarreta. Mas enfim, tudo que nós queremos é o nosso bebezinho na barriga!

Postar um comentário

E-familynet.com Ticker